segunda-feira, 26 de maio de 2025

ETD-EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES

               A evolução dos computadores acompanhou a evolução da sociedade durante os séculos XX e XXI. Entretanto, a história do computador não teve início apenas na modernidade.Lembre-se que os computadores são aparelhos eletrônicos que recebem, armazenam e produzem informações de maneira automática.Eles fazem parte do nosso cotidiano, sendo cada vez maior o número de computadores usados no mundo.

História do Computador

A palavra “computador” vem do verbo “computar” que, por sua vez, significa “calcular”. Sendo assim, podemos pensar que a criação de computadores começa na idade antiga, já que a relação de contar já intrigava os homens.Dessa forma, uma das primeiras máquinas de computar foi o “ábaco”, instrumento mecânico de origem chinesa criado no século V a.C.Assim, ele é considerado o “primeiro computador”, uma espécie de calculadora que realizava operações algébricas.No século XVII, o matemático escocês John Napier foi um dos responsáveis pela invenção da "régua de cálculo". Trata-se do primeiro instrumento analógico de contagem capaz de efetuar cálculos logaritmos. Essa invenção foi considerada a mãe das calculadoras modernas.Por volta de 1640, o matemático francês Pascal inventou a primeira máquina de calcular automática. Essa máquina foi sendo aperfeiçoada nas décadas seguintes até chegar no conceito que conhecemos hoje.A primeira calculadora de bolso capaz de efetuar os quatro principais cálculos matemáticos, foi criada por Gottfried Wilhelm Leibniz.Esse matemático alemão desenvolveu o primeiro sistema de numeração binário moderno que ficou conhecido com "Roda de Leibniz".

Roda de Leibniz
Roda de Leibniz

A primeira máquina mecânica programável foi introduzida pelo matemático francês Joseph-Marie Jacquard. Tratava-se de um tipo de tear capaz de controlar a confecção dos tecidos através de cartões perfurados.

Evolução dos Computadores

O computador, tal qual conhecemos hoje, passou por diversas transformações e foi se aperfeiçoando ao longo do tempo, acompanhando o avanço das áreas da matemática, engenharia, eletrônica. É por isso que não existe somente um inventor.

De acordo com os sistemas e ferramentas utilizados, a história da computação está dividida em quatro períodos.

Primeira Geração (1951-1959)

Os computadores de primeira geração funcionavam por meio de circuitos e válvulas eletrônicas. Possuíam o uso restrito, além de serem imensos e consumirem muita energia.

Um exemplo é o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer) que consumia cerca de 200 quilowatts e possuía 19.000 válvulas.

Eniac
ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer)

Segunda Geração (1959-1965)

Ainda com dimensões muito grandes, os computadores da segunda geração funcionavam por meio de transistores, os quais substituíram as válvulas que eram maiores e mais lentas. Nesse período já começam a se espalhar o uso comercial.

computador de segunda geração
Computador da segunda geração com transistores

Terceira Geração (1965-1975)

Os computadores da terceira geração funcionavam por circuitos integrados. Esses substituíram os transistores e já apresentavam uma dimensão menor e maior capacidade de processamento.

Foi nesse período que os chips foram criados e a utilização de computadores pessoais começou.

computador da terceira geração
Computador da terceira geração com circuitos integrados

Quarta Geração (1975-até os dias atuais)

Com o desenvolvimento da tecnologia da informação, os computadores diminuem de tamanho, aumentam a velocidade e capacidade de processamento de dados. São incluídos os microprocessadores com gasto cada vez menor de energia.

Nesse período, mais precisamente a partir da década de 90, há uma grande expansão dos computadores pessoais.

computador da quarta geração
computador da quarta geração

Além disso, surgem os softwares integrados e a partir da virada do milênio, começam a surgir os computadores de mão. Ou seja, os smartphones, iPod, iPad e tablets, que incluem conexão móvel com navegação na web.

                                                                       

                                                                     fonte: Todamateria.com.br

aluna: Eduarda beatriz medeiros da silva    turma: ADM1M

quarta-feira, 14 de maio de 2025

GLORIA GROOVE


 Daniel Garcia Felicione Napoleão, mais conhecido como Gloria Groove (São Paulo, 18 de janeiro de 1995), é um cantor, compositor, ator, drag queen e dublador brasileiro. Iniciou sua carreira em 2002 no grupo Galera do Balão, nova versão da Turma do Balão Mágico. Em 2006, foi finalista do quadro de calouros Jovens Talentos, no Programa Raul Gil, pelo qual ganhou um convite para atuar na telenovela Bicho do Mato, na Record, como filho de Beatriz Segall. Na sequência, iniciou uma vasta carreira na dublagem, onde se tornou um dos principais nomes do mercado brasileiro. Em 2016, retornou à música como drag queen com a faixa "Dona", emplacando outros sucessos como "Império", "Catuaba", "Gloriosa", "Muleke Brasileiro", "Bumbum de Ouro", "Arrasta" e "Coisa Boa".

Carreira

Daniel é filho de Gina Garcia, backing vocal do grupo Raça Negra. Aos 6 anos, Daniel começou a fazer comerciais dos salgadinhos Elma Chips. Aos 7 anos iniciou sua carreira quando fez parte do grupo Galera do Balão, nova formação do grupo musical infantil A Turma do Balão Mágico, com o qual gravou dois álbuns. Em 2006 foi um dos finalistas do quadro de calouros Jovens Talentos, no Programa Raul Gil, na Band. No mesmo ano foi indicado pelo próprio Raul Gil para um teste na telenovela Bicho do Mato, na Record, onde passou para interpretar Rui de Sá Freitas, o Ruizinho, irmão da protagonista Cecília interpretada pela atriz Renata Dominguez, que sofria frieza nas mãos avó, papel de Beatriz Segall. Desde 2005 passou a trabalhar com dublagem, dando a voz em seriados como Hannah Montana Digimon Xros WarsDokiPower Rangers: Megaforce, além da franquia de filmes Descendentes.Em 2014, passou a se identificar com a cultura drag queen ao assistir o talent show RuPaul's Drag Race, no qual artistas performáticos competiam para permanecer no programa através de números interpretativos de música e dança, decidindo descobrir-se no gênero e passando a adotar o nome de Gloria Groove. Em entrevista ao portal UOL, Gloria falou sobre a descoberta: "Nunca me encaixei e me enxerguei dentro do que as pessoas esperavam para mim. Quando se olha, não se sabe se é homem, mulher, meio do caminho, se chama de ele ou de ela. Ser drag me permitiu me ver pela primeira vez como artista. Ali dentro, posso explorar o que quiser".

Em 2016, decidiu iniciar a carreira na música e chamou atenção com o lançamento da música "Dona". Com a repercussão, embarcou na turnê Dona Tour, que passou por vários estados do Brasil. Chegou a abrir os shows de drag queens de renome internacional, tais como Sharon Needles e Adore Delano.Em 3 de fevereiro de 2017, Gloria lançou seu álbum de estreia, intitulado "O Proceder". As letras são, em sua maioria, retratos de sua vida como gay e drag queen de periferia, trazendo um ponto de vista mais pessoal e contundente, como temas sobre seus relacionamentos, como em "Problema", ou grandes composições, como em "Proceder". Imediatamente após o lançamento do álbum, a cantora embarcou na turnê O Proceder Tour. Em junho, a cantora lançou o clipe de "Gloriosa", com uma letra sobre empoderamento e autoestima, utilizada pela própria cantora para superar momentos difíceis. O clipe cor-de-rosa já acumulou 3 milhões de visualizações e a música se tornou sua segunda a ultrapassar 1 milhão de reproduções no Spotify, abrindo caminho para a diva na plataforma.

Groove apresentando-se ao vivo em Angra dos Reis com a Turnê Serenata da GG (2024)

No final de 2017, Linn da Quebrada lançou o single "Necomancia", com a participação de Gloria. Ainda no final de 2017, foi lançada "Liga o Mic", uma parceria com Guigo e Murilo. Em novembro, a cantora lançou "Muleke Brasileiro", quarto e último single do seu álbum de estreia, apontada como uma das favoritas dos seus fãs. Nesse período, também foi lançado o single "Bumbum de Ouro".

Em fevereiro de 2018, Gloria lançou o clipe de "Bumbum de Ouro", sendo esse seu maior sucesso. O videoclipe, que foi um dos assuntos mais comentados no Twitter brasileiro em seu lançamento, já ultrapassou a marca de 100 milhões de visualizações no YouTube. A música ganhou ainda mais repercussão ao entrar para a trilha sonora de Malhação: Vidas Brasileiras. Em 31 de maio, com participação do baiano Léo Santana, foi lançado o hit "Arrasta", que chegou ao topo da lista Viral Brasil do Spotify. O videoclipe, lançado em 5 de junho de 2018, com direção e roteiro de Felipe Sassi, alcançou mais de 5 milhões de visualizações em menos de um mês. A música representou uma nova fase da cantora, que dialoga menos com questões sociais diretamente e mais em gravações para fazer todo mundo dançar e cantar.

Em 2019, dublou o protagonista Aladdin na refilmagem feita pela Disney, e também cantou as músicas da trilha.

No dia 31 de dezembro de 2023, Gloria encerrou o ano se apresentando na festa de réveillon pública na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro.Entre os artistas que se apresentaram neste dia estavam também LudmillaLuísa Sonza, Jorge Aragão e Teresa Cristina.

Biografia

Nascido e criado na Vila Formosa, na Zona Leste de São Paulo, o artista provém de uma família humilde, tendo sido criado por sua mãe Gina Garcia com ajuda de sua avó e sua tia. A mãe e a tia se apresentavam cantando em bares, para complementar a renda familiar. Começou a trabalhar com arte em 2002, quando participou da nova formação do Balão Mágico. Em sua infância, cantava no coral da igreja, onde teve uma forte referência de soul e da black music já que sua mãe foi integrante durante anos do grupo musical Renascer Praise. Isso foi determinante para saber seu estilo musical.


FLORA MATOS


 Flora Matos (Brasília, 18 de novembro de 1988) é uma rapper, cantora, compositora e produtora musical brasileira. Lançou em 2009 sua primeira mixtape, Flora Matos vs Stereodubs.No dia 7 de setembro de 2017, depois de vários desentendimentos com gravadoras e produtores musicais,Flora tornou-se uma artista independente com o álbum, Eletrocardiograma.

Carreira

Criada por uma família de artistas, aos quatro anos de idade já subia aos palcos da banda  "Acarajazz", que acompanhava o compositor baiano Renato Matos, pai de Flora. Em 2002, aos 13, passou a frequentar bailes de rap. Em 2006, aos 17 anos, Flora Matos se apresentou como MC ao lado de DJ Brother e recebeu o prêmio de melhor cantora do ano em Brasília.

Em 2008, concluiu sua primeira turnê independente pela Europa, se apresentando em Paris, Angers (Le Chabada), Le Mans, Lisboa, Porto, Bolonha, Olivetto e Napoli. Em 2009, gravou seu EP "Flora Matos VS Stereodubs" produzido por si mesma, Léo Grijó e Dj Lx lançado no mesmo ano.

Em 2012 temporariamente passou a professar a fé neopentecostal, lançando o EP A Poderosa Lição em 2014 para refletir suas novas inflexões religiosas. Todavia, posteriormente, afastou-se da religião, retirando a mixtape de suas plataformas de streaming. 

Em fevereiro de 2017, a cantora anunciou, via Facebook, que seu primeiro álbum independente estava em fase de finalização, e que ficaria pronto em abril. O disco Eletrocardiograma, foi lançado no dia 7 de Setembro em diversas plataformas de streaming.No dia seguinte, Flora liberou o videoclipe da canção "Bora Dançar".

No dia 23 de dezembro de 2020 Flora Matos lançou o álbum Do Lado de Flora, com 12 faixas que variam seus ritmos musicais entre trap, samba, grime, drill, boombap e afrobeat. 

No dia 28 de novembro de 2021, Flora Matos lança o álbum "Flora de Controle". O álbum conta com 10 faixas, sendo 8 inéditas e 2 versões extras da faixa foco “Chá de Maça”. Flora lançou um desafio na internet para produtores enviarem sugestões de beats para “Chá de Maçã”, quando o produtor oficial da música desistiu do trabalho e deixou o single incompleto.Após centenas de beats recebidos, 30 versões foram produzidas. Das 30, as três favoritas de Flora estão presentes no álbum

FELIPE RET

 


Filipe Cavaleiro de Macedo da Silva Faria, mais conhecido como Filipe Ret (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1985), é um rapper, cantor, compositor, comunicólogo, poeta e empresário brasileiro.

Biografia

Carreira

Nascido e criado no Catete, zona sul do Rio de Janeiro, iniciou sua carreira musical nas batalhas de MCs na Lapa em 2003. Seu nome artístico "Ret" vem das épocas quando pichava muro. No meio caminho se formou em jornalismo na faculdade FACHA, depois de tentar vários outros cursos. Lançou em 2009, o álbum Numa Margem Distante, mas só começou a se destacar nacionalmente a partir de 2012 com o lançamento do álbum Vivaz. O single "Neurótico de Guerra" fez bastante sucesso com o clipe no Youtube, passando em muitos canais de clipes, como MTV e Multishow. Em seu trabalho geralmente utiliza muito de melodias no meio de frases rimadas, algo inovador. Nas suas letras, ele utiliza bastante da poesia, filosofia, cita muitos filósofos, pensadores. Junto com o rapper Daniel Shadow e Henrique Lima, mais conhecido como Mãolee, fundaram/criaram a gravadora Tudubom Records. No meio independente é uma das mais bem sucedidas gravadoras no Brasil. Em setembro de 2015, lançou seu terceiro disco, intitulado Revel, com seu novo disco ele chegou ao total de 3 milhões vendidos e milhares de downloads por todo o Brasil.

Seu primeiro disco, Vivaz, foi lançado em dezembro de 2012, pela gravadora independente Tudubom Records.
 No dia do lançamento online, Vivaz teve mais de 7 mil downloads em apenas 48 horas. No dia 18 de dezembro de 2012, o site G1 aponta o lançamento do primeiro videoclipe de trabalho do CD Vivaz, com a música "Neurótico de Guerra". No final de 2015 fez o lançamento do single Invicto e o lançamento do clipe, na reta final de 2015 lançou seu novo álbum, "Revel", que foi sucesso nas primeiras horas do lançamento. Em 17 de agosto de 2018 lançou "Audaz", fechando a trilogia iniciada em 2012.

terça-feira, 13 de maio de 2025

THIAGO VEIGH

 


Thiago Veigh da Silva (Itapevi, 12 de setembro de 2001), conhecido mononimamente como Veigh, é um rapper, cantor e compositor brasileiro. Em 2023 lançou seu álbum "Dos Prédios Deluxe" alcançou recorde na estreia ficando em top global de streamings.

Biografia

Criado na cidade de Itapevi, na Zona Oeste de São Paulo, Veigh sempre teve um interesse variado em atividades criativas e esportivas, antes de sua incursão no mundo da música, ele era um skatista e até participou de alguns campeonatos, além disso, trabalhou em um telemarketing em Alphaville, bairro nobre da grande São Paulo. Nessa época, após o expediente, gravava raps em estúdios do centro da capital paulistana. A dupla jornada desgastante, o fez optar pela música, ao lado do produtor Nagalli, fundou a gravadora Supernova.

O início solo, Veigh deu seus primeiros passos na música aos 17 anos, formando a dupla Constelação ao lado de seu amigo Heitor. Entretanto, foi após conhecer o produtor musical Nagalli que sua carreira realmente decolou. O duo lançou a faixa “Indispensável” em colaboração com o KK, marcando o início de uma parceria inovadora, ascensão à fama e conquistas em 2019,criou seu canal no YouTube e também viu sua carreira ganhar um novo avanço, atraindo mais de 2 milhões de ouvintes no Spotify. Sua faixa “Londres Freestyle” alcançou mais de 13 milhões de reproduções na mesma plataforma. Suas músicas, como “Vida Chique” e “Movimento,” tornaram-se grandes sucessos e tratam desde emoções pessoais até críticas sociais.

Em 2023, o trapper conquistou o 1° lugar do Spotify Charts global com o álbum "Dos Prédios Deluxe". Veigh bateu o recorde de Anitta como maior estreia de um artista nacional no Spotify[

Em 2024, junto com sua gravadora Supernova Ent., Lançou o álbum “Mixtape Supernova Vol.1” com os artistas G.A, Niink e Ghard, e os produtores Nagalli, Bvga Beatz, Galdino, Toledo, Honaiser e Stick, que também fazem parte da gravadora, no dia 12 de Dezembro. O álbum conta com as participações dos artistas Ryu, The Runner, Emitê Único, Vulgo FK e Yunk Vino.

Discografia

Álbuns de estúdio

  • Dos Prédios (2022)
  • Dos Prédios Deluxe (2023)
  • Mixtape Supernova Vol.1 (2024

FLÁVIO CASTRO ( OROCHI)


 Flávio Cesar Costa de Castro (São Gonçalo, 24 de março de 1999), mais conhecido como Orochi, é um rapper, cantor, compositor e empresário brasileiro.

Biografia e carreira

Orochi começou a fazer rap profissionalmente em 2013 aos 14 anos. Sua primeira batalha no campo profissional foi no bairro, um campo de batalha em São Gonçalo, no Rio de Janeiro.Sua primeira batalha foi na edição 91 da Batalha do Tanque, onde venceu Malu na final. Continuou nas batalhas, vencendo várias edições do Tanque, até meados de 2016, quando decidiu se afastar das batalhas após uma luta contra Jhony MC, onde Jhony disse que Orochi só vencia batalhas por “panelinha”, o que tornava o mc chateado e acabou decidindo que seria melhor abandonar as batalhas por um tempo. Ele ficou conhecido por seu trabalho com o grupo de hip hop Modestiaparte. Ele é especialista no estilo trap-funk, conhecido pelos singles de sucesso "Poetas no Topo 2" e "Mainstreet". Seu nome MC foi baseado no personagem Orochi de The King of Fighters que, quando incorporado, é o personagem mais forte do jogo.

Em 2015, Orochi ganhou o Duelo de MCs nacional, derrotando o Alves na batalha final do campeonato e dessa forma, se tornou o campeão mais novo da história do Duelo de MCs, logo vencendo o torneio com 16 anos de idade.

Ele começou a ganhar atenção depois de postar seus vídeos no Facebook, o que o transformou em uma figura viral.Ele lançou sua primeira faixa oficial em 2018, intitulada "Asterix and Obelix", que foi uma colaboração com o rapper Batz Ninja.Posteriormente, ele lançou seu próprio single "Mainstreet" no mesmo ano.

Em 1.º de julho de 2022, Orochi e outras três pessoas foram presas pela polícia na Alameda São Boaventura, no Rio de Janeiro, por porte ilegal de drogas.No carro, os PMs encontraram ecstasy, haxixe e maconha. Todos foram encaminhados para a 78ª DP no bairro Fonseca, em Niterói.

Em 10 de setembro de 2022, Orochi foi convidado do Rock in Rio, e se apresentou no palco do Espaço Favela.

Discografia

Álbuns de estúdio

  • Celebridade (2020)
  • Lobo (2021)
  • Vida Cara (2023)
  • Vida Cara (Deluxe) (2023)
  • 442 (2024)

INFORMÁTICA BÁSICA